modelagem-estrategica-de-negociosModelagem Estratégica de Negócios

Baseado na triologia Processos – Pessoas – Tecnologia, o curso visa a desconstrução do modelo de referências departamentais e hierárquicas para um modelo sistêmico orientado para resultados.

Uma metodologia de construção de um modelo de negócios e seus processos é uma solução para esses casos, uma vez que há um envolvimento de todos os níveis da organização na formulação e no entendimento de seu funcionamento.

A compreensão das funcionalidades de um sistema, com uso de tecnologia ou não, é uma parte da solução porque ela enfoca apenas os aspectos utilitários das ferramentas de negócios, ao mesmo tempo em que se fixa em requerimentos puramente técnicos.

Em qualquer um dos casos, uma resposta satisfatória só pode ser dada pela aplicação de uma modelagem apoiada na concepção de um modelo que compreenda, além dos dois aspectos mencionados, um que represente a socialização do sistema, ou seja, a dimensão que permita a utilização e a compreensão de seus processos por toda a organização.

Mas nada disso teria sentido se não houvesse um ganho real na aplicação dessa metodologia de Modelagem de Processo de Negócios.

Esses ganhos, em última análise, são significativos nas seguintes perspectivas das estratégias de modelagem de negócios:

Operacionalização da Estratégia de Negócios

  1. Um Modelo de Processos de Negócios customizado;
  2. Um projeto de implantação da solução baseada em sua própria modelagem de negócios à partir de um Modelo de Referência replicável;
  3. Comprometimento dos colaboradores e parceiros da empresa, no acordo de que os objetivos da solução foram atingidos, mediante a aplicação de uma fase da metodologia – a Prova da Solução (Proof of Solution Modeling).
Share This