Os Tipos de Personalidade são uma importante dimensão da realidade organizacional. Em minha vivência profissional e também pessoal, tive a oportunidade de conhecer muitos líderes de organizações e empresas, gestores e pessoas que comandam equipes. Nesta jornada, identifiquei alguns tipos e perfis psicológicos que mostrarei a seguir.

Este Tipo, agora apresentado como o Tipo 4, tem uma característica e competência de ser “autêntico” Tende a ser muito focado para incorporar uma imagem de ser diferente e colocar o seu próprio jeito nas coisas.

É um tipo que desenvolveu uma competência de interiorizar-se e saber se expressar, principalmente a partir da percepção aguçada sobre as coisas e pessoas. Ele acredita que de tudo na vida tem que ter sentido e significado antes de qualquer coisa.

É uma pessoa sensível, criativa e detalhista.

Quer expressar-se, expressar sua individualidade. Criar e cercar-se de beleza, manter certos sentimentos e temperamentos, proteger sua autoimagem, priorizar suas necessidades emocionais antes de qualquer outra coisa.

Ele desenvolveu uma crença, desde sua infância, que tem valor as coisas que não possui, naquilo que é, de certa, forma, inatingível. Foca sua energia na falta.

A sensível percepção emocional faz delas, pessoas que veem o que a maioria não vê. Seu modo de focar sua consciência na atenção do idealizado, transforma essa introversão, no sentimento da Inveja, que, por ser inconsciente, é justificada com a atitude insatisfeita e autoimagem de singularidade.

Ele, por força disso, desenvolveu uma imagem que pode mostrar ao mundo que ele é sofisticado e uma pessoa de “classe”.

Sensibilidade, introspecção, melancolia e mudanças repetidas de humor são suas qualidades pessoais mais marcantes.

As vezes ele pede ser percebido como sendo idealizador, romântico, e ter sentimentos apaixonados.

Ele é um Tipo que interioriza suas emoções comparando o que possui com o que falta, costuma ter pensamentos repetitivos fruto de sua idealização e da imagem de seu eu. Esse foco proporciona uma sensação de vazio.

Quando está sob estresse, sua consciência pode ser sequestrada pela emoção da inveja. Isso se deve ao fato de que ele desenvolveu uma estratégia desde sua infância baseada na crença de que tem que Encontrar-se, encontrar seu significado, criar sua identidade.

Tal afastamento de si, em busca do que está faltando, daquilo que não existe mais, revela pessoas melancólicas, que possuem uma doce saudade de ter se desconectado da Origem das coisas.

A sua competência reside na capacidade de perceber o tom emocional de um ambiente. Esta sensibilidade o leva a ser muito criativo na arte, música, dramaturgia e literatura.

Este tipo está mais propenso a viver do passado, acreditando que tudo estava bem.

quatro

Os caminhos de estresse e crescimento do Tipo 4

A Trilha do Tipo 4 – Stress e Crescimento

Em resumo, são estes os principais motivos de estresse do Tipo 4:

  1. Sentir-se uma pessoa comum, sem expressão única;
  2. Sentir-se impedido de manifestar-se;
  3. Estar obrigado a fazer tarefas rotineiras e mecânicas.

Os principais problemas encontrados quando este tipo está fortemente influenciado por suas dificuldades e limitações são.

  1. Tornar-se excessivamente crítico e ter a tendência de desvalorizar o que tem.
  2. Idealizar muito as coisas que deseja e pretende realizar, dando mais foco naquilo que falta.
  3. Tendência de boicotar o próprio sucesso.

O Tipo 4, no fundo, tem medo de não ter uma identidade ou significado pessoal.

O que o Tipo4 precisa aprender, para evouluir e estar de posse de suas competências é torna-se mais objetivo e centrado em princípios.

Como podemos lidar com este Tipo 4? 

Para lidar com este Tipo é preciso saber que não adianta “bater de frente” com ele. Isto só vai piorar a situação.

O Tipo 4 se orienta por seu espaço critativo, então deixe esse espaço para que ele possa experessar-se de “seu jeito”. Esteja também disposto a esperar deste tipo algo sempre inusitado, diferente e original.

Você se identificou com este tipo psicológico ou ele lembrou alguém que você conhece?  Se desejar, solicite Aqui um teste gratuito para descobrir seu Tipo Psicológico.

 

Share This